Hoje vamos conhecer mais o grupo WoMoz, o texto foi cedido pela Melissa Devens, obrigada pela contribuição! 🙂

WoMoz Brasil, a tecnologia feita por todos
O WoMoz (Woman & Mozilla) nasceu no ano de 2009 dentro da Mozilla, com o principal objetivo de criar um ambiente melhor e mais convidativo para mulheres dentro do mundo da tecnologia, em especial no universo de software livre e de código aberto, além de, claro, dar mais visibilidade ao
trabalho destas pessoas. Desde sua criação, o projeto teve altos e baixos e foi retomado no mundo inteiro no ano de 2014. Aproveitando esta retomada, a comunidade Mozilla Brasil resolveu adaptar o projeto à sua realidade local e fundou o WoMoz Brasil.

O WoMoz Brasil nasceu da motivação pessoal que alguns voluntários da Mozilla Brasil possuíam em ter um ambiente mais inclusivo dentro da comunidade, que assim como qualquer outracomunidade focada em projetos de tecnologia, tem predominância do sexo masculino na sua composição. Incentivar a participação de mais mulheres para a comunidade e mostrar que elas são tão importantes quanto qualquer outra pessoa, é um dos objetivos do WoMoz Brasil. Apesar de ter foco principal em mulheres, o WoMoz, diferente de outros projetos, não é exclusivo para elas. Na verdade, o WoMoz quer criar um ambiente melhor para todas as pessoas que fazem parte de uma minoria, ou seja, independente de gênero, cor e posicionamento religioso, queremos mostrar que a tecnologia é feita por todos e que o respeito está acima dos rótulos.

O que já aprontamos por aí?
Apesar de ter menos de um ano de atuação no Brasil, o projeto já esteve presente em diferentes eventos como Campus Party 2015, Semana Acadêmica da Feevale, IX Solisc, Expotec, Dia da Mozilla no IFRS, RSJS e vários outros. Em todos eles, o principal objetivo era apresentar o projeto
e convidar pessoas para juntas construírem e moldarem o WoMoz Brasil. Além da participação nestes eventos, o WoMoz ainda organizou um grande evento de inauguração do projeto no Brasil.

O WoMoz Week Brasil, realizado em parceria com o Webmaker Brasil, foi a forma encontrada para homenagear as mulheres, no dia internacional da mulher, e marcar o início das ações concretas do projeto para com a sociedade brasileira. O local escolhido para a realização do evento foi a cidade de Gaurama, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 5800 habitantes. O município recebeu o WoMoz de braços abertos e até montou um telecentro na zona rural, levando acesso à internet a lugares onde antes nunca havia chegado. Para realização do evento, foi instalado um repetidor de sinal de internet a rádio no meio de uma plantação, o qual é alimentado via energia solar. Foram então convidadas mulheres do campo que nunca haviam tido contato real com o computador.

Na verdade, muitas delas até possuíam uma máquina em casa, mas por medo, receio, e outros motivos, elas nunca haviam ligado o PC/notebook e muito menos usado para navegar na internet. O maior objetivo com isso era que estas mulheres perdessem esse medo que as impedia de aprender os benefícios que a web poderia oferecer a elas. Mesmo com a grande resistência encontrada no momento do convite, onde muitas já diziam ter medo mesmo antes de tentar, compareceram às 10 oficinas mais de 150 mulheres.

Todas as participantes afirmaram que perderam o medo de lidar com o computador e em sua grande maioria perguntaram como poderiam continuar aprendendo a partir dali. Sem dúvidas, os objetivos do WoMoz foram atingidos nesse evento. E é este o espírito que o projeto quer levar adiante, seguindo a filosofia da Mozilla, de garantir o acesso a web à qualquer pessoa, e também a do WoMoz, não importando a qual minoria essas pessoas façam parte.

Onde você pode nos encontrar?
O WoMoz estará presente no FISL 16, com palestras e muitas outras atividades. Também estaremos na Campus Party Recife, junto com a comunidade Mozilla Brasil e no Latinoware 2015. Se você estiver presente em algum destes eventos, não deixe de procurar algum de nossos voluntários para conversar sobre o projeto.

Além disso, o WoMoz também estará presente em outros eventos locais e regionais. Mais informações sobre outros eventos sempre podem ser encontradas no site do WoMoz Brasil: http://womoz.mozillabrasil.org.br.

Como participar?
Se você se identificou com a causa do WoMoz e quer ajudar, saiba que todos são bem vindos. Para ter mais informações acesse nosso site (http://womoz.mozillabrasil.org.br) e localizar os voluntários e atividades mais próximas de você. Vale lembrar que através do projeto, você também pode colaborar em outras áreas da Mozilla, como desenvolvimento, tradução e revisão, educação e muitos outros. Além disso, há uma lista de e-mails por onde os voluntários do projeto se comunicam.

Você pode inscrever-se na página da lista (mzl.la/listawomoz).
Os voluntários do WoMoz Brasil costumam reunir-se toda segunda quarta-feira de cada mês para uma conversa online. Caso queria participar, basta nos enviar um e-mail pelo site ou assinar nossa lista de e-mails. O WoMoz é um projeto muito novo no Brasil e está sempre aberto a sugestões e ideias.

Buscamos pessoas inspiradas para nos ajudar a crescer e criar um ambiente mais saudável para todas as minorias. Como dizem vários dos membros da Mozilla Brasil: “O futuro da web está em nossas mãos — venha lutar com a gente“!

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *