Olá pessoal!

Hoje vamos conhecer o projeto Meninas ++, como surgiu, as conquistas e o contato para quem quiser participar! Esse texto é uma contribuição da professora Adriana Zanella Martinhago e é muito bom saber que o projeto está indo muito bem.

Projeto Meninas++

O projeto Meninas++ foi criado em 2013 como iniciativa de alunas e professoras do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa – campus Rio Paranaíba no estado de Minas Gerais. O objetivo inicial do projeto era de realizar um estudo junto às escolas da região para investigar as razões para o desinteresse de mulheres na área de Computação.

No início tivemos muitas dificuldades, pois não tínhamos um suporte e apoio das escolas da região para que o projeto fosse executado. No ano de 2014 o projeto Meninas++ conseguiu a aprovação em um edital do CNPQ e através dele conseguimos bolsas de incentivo para alunas e uma professora do ensino médio. Isso nos ajudou muito, pois hoje temos uma equipe dentro da escola o que facilita nosso trabalho.

Durante o ano de 2014 o projeto fez vários encontros na escola estadual do município de Rio Paranaíba. Nos primeiros encontros o foco foi o trabalho vocacional envolvendo meninos e meninas. Essa abordagem contribuiu para favorecer a aceitação do projeto por parte da escola. Todo o material usado no trabalho vocacional deu ênfase à importância da presença feminina na área de computação através de exemplos, ilustrações e menção aos grandes nomes femininos da área.

Proporcionamos outros encontros com dinâmicas voltadas para a área de computação usando metodologias lúdicas para explicar conceitos da área. Foram realizados também, palestras e minicursos.

Nota-se que até o momento o projeto tem gerado impacto e transformações. Quando iniciamos o projeto, nenhuma das alunas sinalizava intenção de fazer um curso superior na área de computação em função do desconhecimento sobre a área. Entretanto, nos últimos encontros, observamos alunas que sinalizaram interesse em cursar Sistemas de Informação.

Isso nos mostrou que o projeto está cumprindo sua missão e está no caminho certo! Esperamos continuar a realizar ações para despertar o interesse de talentos do sexo feminino, para a área de TI. Sabemos que esse mercado ainda conta com um número insuficiente de profissionais qualificados e que o número de mulheres é muito menor do que seria o ideal. Considerando o potencial profissional da mulher, é importante que sua presença também seja significativa na área.

O projeto Meninas ++ possui uma página no facebook (http://www.facebook.com/projetomeninasmaismais). Lá são postadas informações sobre o projeto, curiosidades na área de computação envolvendo mulheres e tirinhas dos mascotes do projeto: Ada e Léo; e muito mais!

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *