Há algum tempo, vi vários posts sobre um projeto de meninas que tiravam fotos com mensagens preconceituosas que ouviram em algum momento na graduação ou no mercado de trabalho. Quando vi essas fotos lembrei de vários relatos de amigas e também de situações constrangedoras que presenciei.

Fiquei curiosa e acessei o perfil do Delete Seu Preconceito em uma rede social para saber mais sobre o assunto e descobri que é um projeto coordenado pela professora Karen Figueiredo da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. A ideia do projeto é muito legal porque são situações que muitas mulheres já passaram e existe uma forte identificação com as frases e como em tempos de internet que faz tudo sem disseminado muito rápido, o resultado foi um viral ue resultou em várias matérias em portais de notícias.

Achei a ideia super legal e também notei que realmente estamos evoluindo a passos de tartaruga para diminuir o preconceito na área de tecnologia. Digo isso porque acompanhei as notícias que saíram sobre o projeto em outros sites e também pelas redes sociais e li vários comentários lamentáveis que só externam que a nossa luta deve continuar.

Acredito que cada comentário preconceituoso deve servir como combustível para que a gente siga com esse trabalho de estimular a participação de mulheres na tecnologia, reduzir o preconceito e buscar a equidade de gênero.

100 100

Após a repercussão do projeto as meninas lançaram um novo recrutamento que consistia em lançar uma nova frase para que as mulheres respondessem com um texto em um dispositivo digital. Penso que esse foi somente o início e ainda teremos muitos resultados positivos a partir dessa ideia que a princípio parece muito simples e por essa simplicidade conquista o engajamento de muitas pessoas. Por ser ex-aluna da UFMT fiquei especialmente muito orgulhosa em ver esse tipo de iniciativa surgir lá e só posso desejar que a cada dia esse projeto seja amplamente divulgado.

Se você quer ajudar é só divulgar o site do projeto e também pode enviar a sua contribuição para o próximo recrutamento!

Link para o Facebook aqui

Confira mais sobre o projeto no site clicando aqui.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *