Olá!

No ano passado assisti a uma palestra da Gedeane sobre wearables, ela apresentou vários projetos que desenvolveu e vendo ela apresentar a gente fica com a impressão que a criatividade é o limite para o que você pode fazer.

Como essa é uma área de muito interesse resolvi fazer uma entrevista com ela para saber algumas dicas! Confira abaixo:

Blog:  Fale sobre você, de onde é, a sua formação acadêmica.
R: Sou a Gedeane Kenshima, sou de Guarulhos-SP mas moro há cerca de 2 anos em São Paulo-Capital.  Sou Técnica em Automação Industrial pelo IFSP Guarulhos, Engenheira de Controle e Automação pelo IFSP São Paulo e faço Mestrado em Automação e Controle de Processos pelo IFSP São Paulo.

Blog: Em qual projeto você está trabalhando atualmente?
R: Tenho um projeto wearable em andamento, mas foi necessário interromper devido à eventos e mestrado.

Blog: Para estudar Arduino é necessário ter muito conhecimento sobre eletrônica?
R: Não, hoje em dia há muito material disponível para aprendizado. Aliás, a plataforma Arduíno foi feita exatamente para facilitar a vida dos não-eletrônicos.

Blog: Quais dicas você pode passar para quem está começando a estudar Arduíno?
R: Eu comecei com um livro, seguindo passo-a-passo todos os tutoriais. Eu diria que é importante ver qual a forma de aprendizado a pessoa prefere. Tem pessoas que aprendem por livros, ou tutoriais escritos em blogs, ou por vídeos, ou presencialmente. Para qualquer destas formas há muita coisa atualmente. Veja qual você se identifica melhor e seja bastante focado.

Blog: Qual foi o seu projeto mais desafiador e como foi ele?
R: Creio que o segundo projeto, chamado Heartband. Trata-se de uma bandana com leds em formato de coração. Tive que confeccionar uma matriz de leds e a placa do Arduino em formato de coração, confeccionar um programa que lidasse com essa matriz de forma que usasse menos pinos da placa e testar led por led. Eu sempre digo nas palestras que alguns dizem que matriz não serve para nada, eu usei matriz de forma intensa neste projeto.

Blog: Você tem algum projeto que é o seu preferido?
R: É difícil perguntar pra mãe qual o filho preferido rs. Cada um tem uma história e eu gosto de todos. Mas tratando-se de público, a maioria em massa curte o Neopixel Glasses, os óculos com leds endereçáveis.

Blog: Nas suas palestras você fala sobre wearables, como você vê o avanço dessa tecnologia, seria algo voltado para quem trabalha com tecnologia ou é uma inovação que vai expandir e chegar a qualquer pessoa.
R: A área de wearables pode chegar a qualquer pessoa. Os avanços mais visíveis são na área de saúde e esportes, porém cada vez mais estão lançando produtos que ajudam nas atividades diárias. Será uma ótima oportunidade para desenvolvedores de hardware e software, designers, estilistas, fisioterapeutas, entre outras áreas diversas.

Blog: Quais livros e/ou sites você indica?
R: Geralmente acho quase tudo que preciso no Google. Porém, para quem curte livros (como eu), recomendo o Arduino Básico e o Arduino descomplicado (para iniciantes). Já literatura sobre wearable é em inglês.

Blog: Quais os seus contatos para quem quiser conversar com você?
R: Podem me encontrar nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Google+. Também tem meu e-mail gedeanegomes@hotmail.com.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *