Olá!

Hoje vou mostrar algumas dicas sobre um assunto que está em destaque nos últimos anos: empreendedorismo.

Quem nunca teve uma ideia para resolver os problemas do cotidiano? Quem nunca ouviu um amigo dizer: se tivesse um produto assim faria muito sucesso, “você deveria abrir um negócio”!

Pensando nisso de forma simples, podemos dividir o mundo em dois tipos de pessoas: no primeiro estão aquelas pessoas que estão satisfeitas em prestarem serviços para uma empresa e no outro são as pessoas que tem a ambição de ter um negócio próprio. Nesse segundo grupo, algumas pessoas podem também trabalhar em uma empresa por algum tempo enquanto não decidem a melhor forma de empreender em uma atividade própria. Esse tempo de preparação para iniciar o próprio negócio requer certos cuidados.

Com isso, podemos pensar em como é o processo de transformar um sonho em realidade, em como colocar em prática uma ideia que você acredita que vai dar certo, mas não sabe muito bem como realizar isso. Para essas pessoas é interessante tomar certos cuidados, pois conhecemos inúmeros casos de pessoas que fizeram tentativas frustradas e tiveram que desistir do sonho porque contrairam diversas dívidas e o sonho virou um problema difícil de resolver.

Se você tem um perfil empreendedor é importante tomar alguns cuidados para que consiga trilhar o caminho do sucesso. Pesquisando sobre o assunto encontrei algumas dicas que vou compartilhar com vocês. O Sebrae indica uma lista de 6 itens considerador os erros mais comuns de quem deseja empreender, são eles:

  • A falta de planejamento, quando a pessoa quer empreender e esquece de fazer um plano de negócios que auxilia na verificação da viabilidade do seu projeto.
  • Copiar modelos existentes, isso pode ser uma armadilha, pois se você não tiver nada de inovador para acrescentar em um modelo de negócios que já existe corre o grande risco de não ser notado no mercado.
  • Não acompanhar a rotina da empresa, deixar que outras pessoas cuidem do seu negócio é muito perigoso, certa vez ouvi uma pergunta “Quantas horas você acha que o dono da empresa trabalha?” e muitas pessoas disseram 2 horas, com a visão ingênua de que os donos do negócio tem responsabilidades menores que os empregados, não se deixe levar por essa visão. Aquele velho ditado de que 90% de transpiração e 10% de inspiração também pode ser aplicado no mundo do empreendedor.

  • Descontrole do fluxo de caixa, quando a administração da entrada e saída de dinheiro sai do controle.
  • Falta de divulgação da marca, atualmente com as diversas mídias disponíveis não tem como deixar de fazer a divulgação da marca. Para fazer isso bem é importante que vocês conheça o seu público e atue em um canal direcionado para conquistar a sua fatia no mercado. É clichê mas para esse caso vale a máxima: quem é visto não é lembrado!
  • Não adaptar as necessidades do mercado, quem deseja ser um empreendedor tem que ficar atento as novidades para não perder a clientela.

Existem alguns canais onde é possível encontrar outras dicas de como ser um empreendedor, na Rede Mulher Empreendedora é possível fazer o cadastro e entrar em fóruns de discussão para trocar ideias e divulgar o seu trabalho. O site do Jogo de Damas é voltado para o empreendedorismo feminino com publicações sobre carreira, empreendedorismo e até mesmo dicas de roupas para usar no trabalho.

Outra dica legal que encontrei é o novo livro da Bel Pesce chamado “A menina do vale 2” ela ficou conhecida. Ficou curioso? Um pouco sobre o livro:

“Dividido em 24 capítulos, o livro aborda diversas questões sobre empreendedorismo de maneira simples e com linguagem clara e traz histórias inspiradoras que mostram como atitudes empreendedoras – algumas simples, do dia a dia – são capazes de transformar vidas. Assim como os livros anteriores, “A Menina do Vale 2” terá uma versão online disponibilizada gratuitamente na internet.”

Se você quiser um pouco de inspiração de uma olhada no site da Exame que apresenta 15 histórias de empreendedoras que contam como comandam os negócios, tem uma diversidade grande desde lmarca de sapatilhas até empresa de autenticação de produtos de luxo.

Por último, tem uma reportagem bem interessante sobre como não se “esquecido” depois do sucesso inicial, mostra como uma dupla empreendedora conseguiu manter o crescimento da empresa de sapatilhas. Confira o texto completo aqui.

Quem mora em Porto Alegre e quer saber mais sobre empreendedorismo não pode perder a palestra gratuita que vai acontecer na UFRGS no dia 29/09 sobre “Empreendedorismo de Alto Impacto”.

Por último fica a sugestão de um evento, a Semana Global de Empreendedorismo que vai acontecer em novembro. Um resumo sobre o objetgivo do evento que tirei do site :

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o intuito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Durante o mês de Novembro acontecem atividades diversas – de palestras a competições –, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.
para mais informações sobre o evento clique aqui.

Se você tem um perfil empreendedor informe-se, leia bastante, entre em contato com pessoas da área, fique por dentro das tendências de mercado e invista no seu projeto de negócio!

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *