Olá Pessoal!

Recebi essa contribuição super legal da Aline Cavalcante e vale a pena conferir, mais um grupo fazendo a diferença!

No Brasil, mais exatamene na capital pernambucana, surgiu uma startup feminina chamada Lady Code Solutions, nascida no mês de dezembro do ano de 2013 como uma equipe competidora no Technovation Challenge e se transformando em uma jovem empresa que se solidifica como referência local em apoio à inclusão feminina em áreas em que há a desprorpocionalidade de gênero, principalmente enfatizando a área de Tecnologia da Informação. A equipe é formada atualmente por sete jovens moças que estão entre a faixa de 16 e 22 anos, elevando ainda mais a relevância desta jovem equipe que atua a apenas 7 meses no mercado tecnológico.

Além da proposta de incentivo de inclusão das mulheres, a Lady Code também carrega uma outra característica marcante: ser voltada a projetos que solucionem desafios de sociedade, independendo da abrangência destes. Um dos projetos da startup é o ReciclUP!, aplicativo mobile first, que está sendo desenvolvido primeiramente para dispositivos Android e que pretende incentivar a reciclagem dando um variável valor em dinheiro aos usuários que abraçarem a causa ativamente.

O aplicativo possui quatro sessões principais: Check in, Denúncias, Coleta em Casa e Curiosidades. A primeira sessão (Check in) é onde o usuário tem a possibilidade de levar o resíduo sólido a um ponto de reciclagem e recebe dinheiro (medido a partir do tipo e da quantidade de resíduos destinados no check in) e medalhas que são compartilhadas no Facebook após escolher o tipo de resíduo, o local onde vai descartar e, depois, entregar no lugar escolhido o lixo e o código de validação gerado pelo celular. Na sessão de Denúncias o usuário pode enviar uma imagem com descrição para denunciar um caso de descarte e acúmulo indevido de qualquer material, com a intenção de que outros usuários ou instituições ligadas ao aplicativo possam reverter essa situação, e ainda pode também visualizar as ocorrências feitas por outras pessoas neste mural. A sessão de Coleta em Casa possibilita chamar uma categoria de empresas de reciclagem específica para que busquem os resíduos que o usuário juntou em casa. E, por fim, em Curiosidades é possível ver informações relevantes sobre os resíduos e sua reciclagem, para que haja um trabalho de conscientização sobre a temática.

O aplicativo ainda está em processo de desnvolvimento, mas promete ser um forte agente mobilizador de ideais sustentáveis na área de reciclagem.

Para conhecer mais sobre a equipe, que pretende desenvolver outros tantos produtos com propósitos sociais e criar medidas para incentivar as mulheres na área de T.I., conheça-as através de seus canais virtuais:

Facebook: facebook.com/LadyCodeSolutions

Twitter: twitter.com/LadyCSolutions

Blog: ladycodesolutions.wordpress.com

Email: ladycodesolutions@gmail.com

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *