Software Livre e de Código Aberto são programas de computador que garantem a liberdade de usar, copiar, estudar, mudar e melhorar. Os colaboradores destes projetos baseados no software livre acreditam que esta é a melhor maneira de desenvolver software porque beneficia a sociedade, cria uma comunidade colaborativa alegre em torno de um projeto, e permite que qualquer pessoa faça mudanças inovadoras que atingem muitas pessoas.

Em um esforço para conseguir mais mulheres envolvidas em projetos de Software Livre e de Código Aberto, algumas organizações estão oferecendo programas de estágios que começará no dia 10 de dezembro e se encerrará no dia 10 de Março de 2014. O prazo para inscrição se encerra no dia 11 de novembro. A candidata precisa entrar em contato com o grupo do projeto em que estiver interessada em trabalhar e fazer uma pequena contribuição antes do prazo de encerramendo para inscrição. As organizações participantes são:

  • Debian – sistema operacional baseado no GNU/Linux;
  • Fedora – sistema operacional baseado em GNU/Linux;
  • GNOME – ambiente gráfico e conjunto de aplicações para desktop baseada no GNU/Linux;
  • Linux Kernel – o núcleo o sistema operacional GNU/Linux;
  • Mozilla – Instituição que promove os padrões da web e a Internet Aberta e descentralizada;
  • OpenStack – Implementação de software para gerenciamento na nuvem;
  • Wikimedia – Software wiki e infra-estrutura para a Wikipedia e seus projetos;
  • Projeto Xen – Plataforma para virtualização.

As participantes irão trabalhar remotamente a partir de sua casa, receberão orientação de um tutor designado dentro da equipe do seu projeto acompanhada pela comunidade de Software Livre e Código Aberto. Os projetos incluem o desenvolvimento de software, administração de sistemas, desenvolvimento web, design de experiência do usuário, design gráfico, documentação e marketing. As candidatas aceitas pelo programa receberão um incentivo financeiro de U$5.000 (cinco mil dólares norteamericanos) por sua participação. Qualquer mulher interessada e disponível para o programa de estágio em tempo integral e que não tenha participado das edições anteriores ou mesmo do Google Summer of Code será bem-vinda.

Por favor, visite o site http://gnome.org/opw para mais informações a respeito deste programa e para inscrição. Este programa é organizado pela Fundação GNOME. Por favor, ajude-nos a espalhar esta mensagem, envie para todas as universidades interessadas e grupos comunitários.

As oportunidades de orientação também estarão disponíveis durante todo o ano para qualquer pessoa interessada em começar a contribuir para projetos de Software Livre e Código Aberto fora deste programa de estágio.

Esta mensagem foi enviada por Marina Zhurakhinskaya colaboradora da empresa Red Hat para a lista sbc-l@sbc.org.br.

E-mail: marinaz@redhat.com

P.S.: Se desejar entrar em contato com a Marina, por favor enviar um e-mail na língua inglesa.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *