Olá!

Durante o mestrado fui colega de turma da Alessandra e ela tem um história de vida muito inspiradora! Por isso achei que seria muito legal compartilhar com vocês!

A Alessandra é Bacharel em Ciências da Computação na UFSC, Mestrado em Sistemas de Informação na UFSC, Doutorado em Ciências da Computação na PUC-RS MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV-RS, Pós-MBA em Portfólio de Projetos na FGV-RS.

Atualmente ela é  Professora na PUC/RS – Nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Engenharia de Software, Gerente de Projetos no Centro de Inovação – Microsoft – PUC e também Professora na FGV nos cursos de MBA e Pós-MBA. Ela também é mãe da Marcela, do Guilherme e do Gabriel. 🙂

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área de TI.
Eu escolhi TI porque o meu Pai é analista de sistemas e eu cresci com livros e computadores dentro de casa, meu pai sempre foi um grande exemplo pra mim.

Blog: Pode contar um pouco sobre a área acadêmica como uma opção profissional?
Quando eu finalizei a graduação, passado alguns anos iniciei o mestrado para dar aulas em Florianópolis, mas acabei casando e vindo morar em Porto Alegre. Aqui não consegui entrar para dar aulas e fui para a Indústria, se passaram 5 anos até que eu fui convidada para dar aulas na FGV após concluir o MBA de Gerenciamento de Projetos.

alessandraBlog: Qual a dica para quem está na graduação e pensa em ser pesquisador?
Se você pensa em ser pesquisador a dica é seguir com o mestrado e com o doutorado. As universidades estão ficando cada vez mais seletivas, e já é pré-requisito o doutorado. Outra dica é publicar muito, as universidades contratam professores com bastante publicação, que você pode conseguir com o mestrado e doutorado.

Blog:  Você também atua como gerente de projetos, quais dicas para quem está querendo seguir essa profissão ou migrar de analista/desenvolvimento para a área de gerenciamento de projetos?
A dica é fazer um curso profissionalizante na área em Gestão de projetos, tirar as certificações PMP e Scrum Master e buscar trabalhar em uma empresa em que você possa trabalhar  na área, ou  conseguir crescer e conquistar um cargo de Gerente de Projetos na empresa que se atua.

Blog: Qual a sua  indicação de um livros
Seguem alguns livros de Gerenciamento de Projetos:
1.      PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide To The Project Management Body Of Knowledge. 5. ed. Newtown Square: Project Management Institute, 2013. 589p
2.      CRUZ, F. Scrum e PMBOK Unidos no Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2013.Brasport, 2014
3.     AUDY, J. Scrum 360. São Paulo: Casa do Código, 2014.
4.     VARGAS, R. Manual Prático do Plano do Projeto – 5 ed.

Blog:  Qual a indicação de um site de TI?
Eu gosto muito de assinar as News do IDGNOW, as noticias vem semanalmente e eu fico por dentro do que acontece no mundo da TI.

Blog: Qual evento que você indica na área de tecnologia em geral?
Eu sempre participo do Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI e neste ano participei do Agile Brazil em Curitiba.

Blog: Tem algum contato para que as pessoas possam enviar mensagens para
você?

Sim, alessandra.dutra@pucrs.br, também estou no facebook.

Blog: Qual a sua  mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.?
Gurias da TI, esta área é muito desafiante, cheia de oportunidades, com muita chance de crescimento, só que não adianta entrar se você não gosta de estudar… porque estamos sempre aprendendo, aprendendo, aprendendo, estudando, estudando, estudando.. Eu adoro minha profissão e indico a quem gosta de ser desafiado, seja para desenvolver um novo sistema, ou buscar informações de alguma tecnologia nova.. vale a pena ser da TI

2 Comments on TI por Elas: Alessandra Costa Smolenaars Dutra

    • Que legal isso! Acredito que saber que a tese vai ajudar outras pessoas é um grande reconhecimento pelo trabalho de pesquisadoras como ela 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *