Olá a tod@s!

Para começar essa semana muito bem, vamos conhecer um pouco mais sobre a Alessandra Gomes no TI por Elas!
Com graduação e mestrado em Ciência da Computação, atualmente ela é professora e pesquisadora da área de desenvolvimento de software no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área.

Tive contato pela primeira vez com um computador na minha adolescência. Depois de aprender o básico sozinha, queria saber como se faziam os programas de computador. Eram poucas pessoas a quem poderia recorrer e nunca encontrei a resposta que queria. Assim, decidi prestar vestibular para Ciência da Computação para aprender a programar.
Sempre gostei bastante de desenvolvimento de software, mas no terceiro ano de faculdade tive a oportunidade de dar um mini-curso (na época era Delphi e Banco de Dados). Apesar de ter largado uma faculdade de Licenciatura, no momento em que ministrei este curso decidi que queria ser professora. Tive algumas experiências muito boas e enriquecedoras em empresas, mas sempre me identifiquei mais com a academia.

Blog: Qual mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração.

A primeira mulher que conheci na área de TI foi a minha professora de Sistemas Operacionais: Regiane Kawasaki. Foi uma grande inspiração.
Atualmente, admiro muito o trabalho que a Camila Achutti e que as meninas do /MNT realizam e a forma como se dedicam a causa.
Além disso, admiro profundamente a professora Ariadne Rizzoni, com quem tive o privilégio de estudar e interagir durante o mestrado.

Blog: Você tem indicação de um livro para iniciantes em TI?

Atualmente costumo indicar para os meus alunos os livros da Novatec e da Casa do Código. Também indico as apostilas gratuitas da Caelum.

Blog: Quais sites de TI você indica?

Indico o site do grupo que participo, o Mulheres na Tecnologia. Para acompanhar notícias gerais, gosto do Olhar Digital. Para estudos, indico as apostilas do Caelum. Para quem entende inglês, indico também os cursos do Coursera.

Blog: Qual evento que você indica na área de TI?

Indico o evento do MNT. Por ser da área acadêmica, indico também o Congresso da SBC, que acontece anualmente. Um outro evento bem legal também é o TDC e o FLISOL.

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI?

Não desistam! Conheci mulheres incríveis que, infelizmente, optaram por outras profissões ao passarem por situações difíceis de discriminação. Somos minoria, mas somos totalmente capazes. A redução da diferença de gênero é uma necessidade e ela será alcançada graças aos frutos do trabalho de cada uma de nós. Assim, tentem fazer a diferença, buscar se atualizar, conhecer pessoas novas e inspiradoras, acompanhar as notícias do que anda acontecendo no mundo da TI e, mais uma vez, não desistir! 🙂

Blog: Qual o seu contato em site ou redes sociais?

  • Twitter: @alegomesbr
  • Linkedin: alegomesbr

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *