Hoje vamos conhecer um pouco sobre a Ana Paula Gomes, ela é baiana de Feira de Santana e que hoje mora em Belo Horizonte! hoje vamos ver uma história de vida que mostra que a profissão não precisa ser definida desde criança.

A Ana Paula não pensava em seguir a área de TI e mudou completamente de ideia quando começou a fazer um curso técnico de informática e hoje atua na área de mineração de dados como Pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)..

Blog: Há quanto tempo você trabalha na área de TI?

Desde 2008, quando terminei o curso Técnico em Informática.

Blog: Qual a sua formação acadêmica?

Graduação em Análise de Sistemas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestrado em Ciência da Computação em andamento, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI, se passou por alguma dificuldade na área e quando começou a trabalhar na área.

Desde os 13 anos eu queria seguir a carreira de Direito. Ao terminar o ensino médio comecei a fazer alguns vestibulares mas tinha dificuldade em passar pois era muito concorrido e eu não estava preparada. Para ter uma profissão melhor e poder pagar uma faculdade particular (de Direito), comecei o curso Técnico em Informática, com duração de dois anos. No meio do curso me apaixonei pela área, especialmente pela área de desenvolvimento. Assim que terminei o curso técnico, comecei a trabalhar e passei no vestibular para Análise de Sistemas. Depois disso não saí mais!

Blog: Existe alguma mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração para você?

A primeira que me vem a mente é a Bel Pesce. Eu a admiro por ter passado por instituições como MIT e Google com determinação e muito estudo e atualmente ser uma referência ao ajudar milhares de pessoas a empreender.

Blog: Qual a sua indicação de um livro para iniciantes em TI (não precisa ser livro específico para mulher)

Mais que bons técnicos, hoje precisamos de boas pessoas. Por isso eu recomendo o livro O Monge e o Executivo. É um título clichê mas com ensinamentos valiosos.

Blog: Quala sua indicação de um site de TI?

Pra aprender e compartilhar: github.com, http://www.coursera.org.

Blog: Qual Evento que você indica na área de TI

Um evento no Brasil: FISL (Fórum Internacional de Software Livre). Fora do Brasil: Google I/O.

Blog: Na sua percepção o número de mulheres na TI aumentou nos últimos anos ou diminuiu?

Desde que estou na área acho que se manteve

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI?

Coragem! Eu acredito muito que temos um potencial enorme mas precisamos arriscar mais. Arriscar como? Se impondo, quando for colocada numa situação desconfortável. Compartilhando, pois sempre tem alguém precisando a aprender. Incentivando outras, mostrando que esta não é uma profissão apenas de homens.

Blog: Deixe o seu contato para quem quiser falar com você.

Aqui meu Twitter, LinkedIn e blog, onde falo sobre assuntos diversos.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *