Olá!

Hoje vou mostrar mais uma entrevista dessa seção e é muito bom descobrir que temos tantas histórias de vida inspiradoras pelo país inteiro!

Vamos conhecer a trajetória da Fabíola de Camargo Mariano, ela é de Guareí-SP e é Analista de Suporte Técnico em Campo pela empresa DIGISYSTEM IT SOLUTIONS. Aliás, ela é a primeira entrevistada dessa área. 🙂

A Fabíola é Graduada em Ciência da Computação pela instituição IIES Instituto Itapetiningano de Ensino Superior e atualmente cursa a pós graduação em GGTI Gestão e Governança em TI pelo SENAC.

Após essa breve apresentação, vocês podem conferir a entrevista completa abaixo, espero que gostem.

Blog: Qual a dica de qualificação para quem quer seguir na área de suporte?

Quando me deparo com pessoas interessadas em atuar como suporte técnico logo percebo a necessidade da qualificação para tal tarefa, aconselho a se manter sempre atualizado com as novas tendências, plataformas e certificações. Há uma grande diferença entre o “Fuçador de Fóruns” e o analista com um curso técnico bem renomado… teoria nem sempre serve, para prestar um ótimo suporte precisa estar pronto para resolver todos os tipos de problemas, o bom diagnóstico vem a partir de testes efetuados com ajuda das partes envolvidas eu costumo dizer que minha profissão é como o profissional da medicina, ouvir o paciente, analisar os fatos e efetuar o procedimento de forma precisa!
O usuário é o principal produto, se ele estiver sempre satisfeito certamente seu sucesso profissional estará garantido pois as pesquisas serão sempre positivas.

Um bom curso técnico de Hardware, umas certificações como ITIL, COBIT… e algumas especializações.

Para ser um bom técnico seja um bom ouvinte, use senso de humor, comparações…mantenha o usuário sempre por dentro do que esta sendo efetuado. Leia muito, acompanhe as colunas de TI, lançamentos de sistemas operacionais, atualizações, erros, dispositivos atuais…saber de tudo um pouco é o ingrediente principal para ser um excelente profissional nesta área e lembre-se não importa qual a sua informação e por mais importante que ela seja sempre serei lembrada como, “A MENINA DO COMPUTADOR”

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área de TI, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área.

Meu primeiro emprego com carteira registrada foi em uma indústria de tecelagem onde atuei por 4 anos como operadora de maquina de tecer, como tecelã fui muito feliz até o momento que fui substituída por um ARGUS um dispositivo capaz de identificar os defeitos de forma automática… aquilo que era minha função passou a ser automatizada e eu fui demitida com a pior frase que ouvi na minha vida, “NÃO PRECISO MAIS DE VOCÊ” e ai então veio o interesse em me qualificar para o mercado de trabalho para que não acontecesse novamente tal fato, mais como nada é fácil entrei trabalhar em um supermercado como operadora de checkout a famosa caixa, e por varias vezes o sistema que gerenciava as vendas precisava de suporte e assim numa rotina de segunda a segunda o gerente era chamado o suporte era acionado e o problema era resolvido e o tempo foi passando por mais 5 anos.

Neste espaço de tempo começou o meu interesse por informática, foi quando durante as minhas horas de almoço eu comecei um curso de HARDWARE Montagem e Manutenção de computadores e para minha surpresa em um dia de movimento naquele supermercado o servidor veio a desligar no meio do dia precisamente nos horários de pico e pra completar era justamente num feriado onde não havia ninguém disponível para tal reparo.

Foi então que recebi meu voto de confiança do gerente, e assim prestei o primeiro suporte da minha vida, era hora de colocar em prática o que havia aprendido, com alguns testes identifiquei que a fonte não estava energizando a placa mãe e o mesmo não ligava, sendo assim fui até a minha casa e retirei a fonte do meu equipamento pessoal e fiz a substituição no servidor e para minha alegria o s equipamento danificado veio a ligar o problema estava resolvido e todos os caixas, balanças, consultores de preços e rede voltaram a funcionar!!!

Eram muitos os afetados, clientes em filas enormes com pressa, reclamando… e por minutos o que ficou parado voltou a tomar o seu fluxo normal.

Estar no lugar certo na hora certa passou a ser o meu lema, tomei gosto a consertar, reparar…soldar, configurar, atualizar…crimpar cabos, fazer backups, formatar…tornou rotina!!!

Veio então uma oferta desafiadora trabalhar em um projeto numa farmácia, automatizar os cadastros e vendas de produtos. Começar do zero comprar equipamentos, instalar um sistema para gerenciar os processos, informatizar o ambiente era meu novo desafio!

Abracei com fé e foco…e após 1 ano de muito trabalho estava tudo pronto, clientes e produtos todos cadastrados, comandas de vendas tudo como manda o figurino, trabalhando como gerente administrativa e apesar de não estar na área de TI o trabalho estava pronto.

Foi durante este período no ano de 2009 comecei minha graduação a realização de um sonho me formar então em Ciência da Computação, 4 anos de muita luta…desafios e esperança de uma dia colher todo aquele esforço que havia plantado era apenas inicio de uma grande jornada para me tornar uma profissional de sucesso como sou hoje!

Blog: Qual foi a sua maior dificuldade quando entrou na área de suporte?

Minha maior dificuldade foi integrar uma equipe formada por homens ser a primeira e até o momento a única mulher como analista em campo foi justamente o preconceito, algumas pessoas estranham uma mulher trabalhando como suporte, quando chego para realizar os atendimentos e faço uso de algumas ferramentas usadas até então por homens…logo vem o espanto e as curiosidades que eu driblo com muito senso de humor…rir das adversidades ajuda!

Um fato que eu me lembro, quando fui fazer meu primeiro atendimento pela DIGISYSTEM, cheguei no usuário e perguntei:

– Alguém solicitou um técnico???

E o usuário disse:

– Sim… quando que ELE vem???

Eu ri ri ri dei uma volta e de forma cômica respondi:

– Cheguei!!!!!

Blog: Pode contar um pouco sobre os seus projetos na área de automação comercial?

Sou sócia proprietária de uma micro empresa TeamTech Solutions onde represento um sistema de automação comercial, eu vendo e depois presto suporte, após o meu TCC na faculdade surgiu o interesse e a necessidade de trabalhar com soluções.

Blog: Qual mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração?

Bel Pesce e minha professora da faculdade Michelle Guirra

Blog: Qual a sua indicação de um livro para iniciantes em TI?

  • USE A CABEÇA – PROGRAMAÇÃO
  • STEVE JOBS – A BIOGRAFIA
  • SCRUM – GESTÃO ÁGIL PARA PROJETOS DE SUCESSO
  • Implantação de Help Desk e Service Desk

Blog: Quais sites de TI você indica?

Blog: Qual evento que você indica na área de TI?

Campus party

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI?

Qualifique-se mostre que sua competência pelo seu valor e não pela sua aparência, quando alguém te disser: “EU NÃO PRECISO MAIS DE VOCÊ” vire o jogo mostre com competência que meia diante a correria do dia a dia, de cuidar da casa, o marido e até mesmo dos filhos ainda resta tempo pra você, não há nada tão gratificante do que ver um cliente, um usuário ou paciente feliz, não importa o produto, a área de TI é apaixonante comece e nunca mais conseguirá ficar de fora, solucionar problemas também é um oficio.

Termino citando uma frase: “Se você faz exatamente o que os outros fazem, como você espera chagar a um lugar diferente.”

Seja diferente pois as vezes isso te tornará a única!!!

La atrás eu ouvi um NÂO PRECISO MAIS DE VOCÊ como já citei no meu relato…hoje eu ouço “VENHA URGENTE EU PRECISO MUITO DE VOCÊ”.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *