Hoje a edição do TI por Elas é com a Isabel Cristina Marins Pires, ela mora em Sorocaba/SP e é Analista de Sistemas – Consultoria Home Office. Ela é graduada em Sistemas de Informação, é mãe de um filho e vai contar um pouco da sua história e dar dicar sobre trabalho home office, confira a entrevista na íntegra!

Blog: Sabemos que muitas mulheres tem dúvidas em como conseguirão conciliar a maternidade com a vida profissional, como você concilia isso

Quando meu filho nasceu, realmente foi uma grande mudança na minha vida. Trabalhava a 3 anos na Mega Sistemas em Itu. Após a licença maternidade voltei a trabalhar, consegui trabalhar apenas meio período. Pedi demissão, não aguentei a “pressão” emocional.

Depois de 1 mês resolvi tentar novamente, tinha que ser forte. Voltei a rotina profissional. Trabalhei durante 1 ano e meio, mas devido as dificuldades resolvi tentar a opção de Consultoria Home Office, para ficar mais fácil conciliar trabalho e maternidade. A área de TI nos dá essa “opção”.

Está sendo maravilhoso, pois sempre que preciso cuidar de meu filho, tenho essa facilidade. Mas é preciso disciplina para trabalhar Home Office. Sempre que preciso resolver algumas coisas durante o dia (filho, casa, marido…) , tenho a opção de poder fazer meu serviço em outro horário.

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área de TI, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área.

Comecei a estudar Técnico Administração em 2003 na ETEC Fernando Prestes, na época eu não trabalhava ainda, mas com a situação financeira apertada, comecei a procurar estágio, para não precisar abandonar o Técnico.

Comecei a estagiar no Laboratório de Informática de ETEC, ganhava somente a passagem, mas para mim era o suficiente para prosseguir os estudos. Lá comecei a aprender a arrumar os Computadores (Manutenção, Hardware, Software…). Foi ai que comecei a gostar da área de TI.

Quando terminei o Técnico fui voluntariar no IBAMA, pois não consegui nada na área, e acabei optando por ironia do destino pela área de Meio Ambiente.

Trabalhando como Responsável pelo INCRA do Município de Araçoiaba da Serra e região por 3 anos, consegui fazer uma Faculdade. Foi quando optei por Sistemas de Informação.

No penúltimo ano da faculdade consegui um estágio na própria faculdade (UNISO). Recebia uma bolsa de estudo no valor do curso. E assim seguimos em frente durante 1 ano.

Enfim consegui meu primeiro emprego registrado na área em 2009, na Mega Sistemas em Itu. Trabalhei durante 3 anos. Foi quando nasceu meu filho, e acabei pedindo demissão logo após voltar de licença. Mas não aguentei, após 1 mês da demissão, retornei ao trabalho, dessa vez na Agiw Sistemas.

Trabalhei durante 1 ano na Agiw Sistemas, mas resolvi fazer uma mudança, trabalhar Home Office. Dessa maneira conseguiria dar um atenção maior ao meu papel de mãe.

Trabalho há 1 ano e meio em Home Office como Consultora em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente presto serviços como Consultora em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e tenho trabalho em um projeto de própria autoria, que espero em breve estar divulgando.

Blog: Qual a dica para quem deseja trabalhar em home office, pois muita gente tem dificuldade em separar o trabalho das atividades da casa devido a distração que pode acontecer, como você concilia isso?

Trabalhar Home Office requer muita disciplina. Tenho meus horários como estivesse trabalhando em uma empresa.

  • Levanto sempre no mesmo horário.
  • Tenho uma rotina (café da manhã, me arrumar, levar filho na escola).
  • O Escritório deve ficar separado de distrações (TV, visão da rua…) Essas coisas podem afetar sua produtividade.

Como mulher, procuro não me preocupar com os afazeres da casa no período que estou trabalhando, como se não estivesse na minha casa, pois isso também prejudica seu tempo. Deixe tudo para outro horário (mesmo que esteja uma bagunça, srs). Menos é claro no seu ambiente de trabalho.

Sei que tem dias que preciso resolver algumas prioridades, que não fazem parte do meu trabalho. Mas procuro compensar em outro momento.

Blog: Qual foi a sua maior dificuldade quando começou a trabalhar em home office?

A ausência de pessoas. Em alguns momentos, você acaba percebendo que as pessoas ao seu redor, fazem muita falta. Pois trabalhar sozinho o dia todo, fica um pouco monótono. Mas acabei me acostumando com isso.

Blog: Qual a vantagem em trabalhar home office?

Maior aproveito do seu tempo. Maior produtividade. E a tão sonhada hora flexível.

Blog: Qual mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração?

Uma grande colega Jaqueline Prado. Serviu e serve de inspiração pela sua auto-estima e força de coragem. Admiro muito!

Blog: Qual a sua indicação de um livro para iniciantes em TI?

Indico “Gerenciamento de Serviços de Ti na Prática – Uma Abordagem com Base na Itil”.

Gosto de livros de Gerenciamento de Projetos de TI. Acredito que a base de tudo é planejamento e gerenciamento adequado.

Blog: Qual a sua indicação de um site de TI?

Olhar Digital

Tech Mundo

Blog: Qual evento que você indica na área de TI?

Não tenho nenhum específico para indicar. Acredito que todos os eventos que participamos tem um aproveito. Se você conseguir colher aquilo que busca nos eventos é muito bem aproveitado.

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.

Todos nós temos capacidades. Estude, busque qualificações. Mostre sua capacidade. Somos melhores do que pensamos!

Não é o que você diz ou acredita, desejo ou intenção, mas apenas o que você faz que conta. Suas escolhas mostrarão quem você realmente é!“(Brian Tracy).

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *