Olá,

Hoje no TI por Elas vamos conhecer a Luciana Fujii de Belo Horizonte – MG, ela é desenvolvedora graduada em Ciência da Computação pela UFMG. Além disso, é entusiasta da área de Software Livre e contribui no projeto GNOME.

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI, se passou por alguma dificuldade na área e quando começou a trabalhar na área, o que você acha sobre o mercado de trabalho para TI.

Comecei fazendo um curso técnico em Informática Industrial no CEFET, escolhi esse curso técnico pra descobrir se eu gostaria da área, pois eu gostava de exatas e de “mexer no computador”. Acabei gostando muito de programar e segui pra Ciência da Computação.

O mercado de tecnologia é ótimo para quem gosta de sempre aprender e construir novas coisas, pois está em constante mudança. Existem, sim, alguns desafios para mulheres, como a convivência em um ambiente de maioria masculina e nem sempre muito respeitosa. Mas eu acredito que tem melhorado e que vale a pena ir atrás desse desafio.

Blog: Tem alguma mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração para você.

É difícil escolher só uma, com tantas mulheres inspiradoras. Tentando evitar escolher a Ada Lovelace, vou escolher a Valerie Aurora, por ela ter tanto um aspecto técnico e ativista. Como técnica ela foi desenvolvedora do Linux Kernel, na área de filesystems, e eu gostava muito de ler seus artigos a respeito do seu trabalho. Como ativista ela é uma das fundadoras da Ada Initiative, uma organização para ajudar mulheres em software livre e cultura livre.

Blog: Você tem alguma indicação de um site de TI?

Sobre o assunto de mulheres na tecnologia, indico o geekfeminism http://geekfeminism.org (blog).

Sobre tecnologia em si, um site que eu gosto de desenvolvimento geral é o Joel on Software.

Blog: Qual evento na área de TI que você indica?

Acho que eventos dependem muito da área de interesse. Um evento geral importante é o FISL – Fórum Internacional de Software Livre, que gosto muito para conhecer e encontrar pessoas e que tem palestras de vários assuntos relacionados a software livre. O FISL acontece todo ano em Porto Alegre.

Outros eventos que podem ser muito interessantes pra mulheres iniciantes são pyladies e railsgirls.

A Python Brasil também é uma conferência muito importante de Python e possui um código de conduta, para evitar bullying e assédio durante a conferência.

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.

Hoje o assunto de mulheres na tecnologia é muito divulgado e existem vários programas e grupos para incentivo e apoio. Participar desses grupos faz muita diferença para não se sentir sozinha na área.

Para quem está começando, eu recomendo muito participar de um programa como o Outreach Program for Women

Blog: Pode passar o seu contato para quem quiser entrar em contato com você.

http://blog.fujii.eti.br

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *