Olá!

Hoje vamos conhecer a trajetória da Luciane Baldo, assisti uma palestra no Agile Brazil do ano passado e entrei em contato com ela para podermos conhecer um pouco mais sobre a história dela na TI.

A Luciane nasceu na cidade de Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná e atualmente mora em  Maringá – PR, ela atua como Analista de Negócios/Requisitos, trabalho na empresa DB1 Global Software. Ela está na área a Aproximadamente 10 anos e já atuou na área de Suporte a cliente e Homologação de Software. Formada em Tecnólogo em Informática pós-graduada em Gestão contábil pela UTFPR e Engenharia de Software pela Univel Cascavel.Participação em disciplinas na condição de aluna externa do Programa de Mestrado em Informática da UTFPR, campus Cornélio Procópio, linha de pesquisa Engenharia de Software.

O que faz meus olhos brilhar e meu coração disparar é a palavra “desafio”. O fascínio, a liberdade de propor novas soluções que facilitarão o dia-a-dia das pessoas!

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI, se passou por alguma dificuldade na área e quando começou a trabalhar na área.

lucianeIniciei minha jornada na tecnologia na área de suporte a clientes em um sistema voltado para lançamentos, apurações e emissão de livros contábeis, mudando de empresa tive uma breve experiência na área de homologação, logo nos primeiros meses identifiquei que esta não seria a minha paixão, então passei um tempo afastada da tecnologia, cerca de 2 anos, e tive a oportunidade de iniciar na área de análise de negócios/requisitos, desde então me identifiquei com a área e pelo dinamismo que ela me proporciona, possibilitando participar de projetos com cenários distintos e entender de diversas áreas de negócios, desde um processo financeiro onde 2 pessoas serão impactadas até um projetos onde o Brasil todo é afetado. Este dinamismo mantém minha motivação em permanecer na área e saber que posso impactar e modificar a rotina diária de muitas pessoas.

Blog: Existe alguma mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração para você?

Vários fatores me influenciaram a seguir esta carreira, não houve uma mulher ou uma pessoa em específica. O que faz meus olhos brilhar e meu coração disparar é a palavra “desafio”. O fascínio, a liberdade de propor novas soluções que facilitarão o dia-a-dia das pessoas, o poder da tomada de decisão seja na escolha de um novo componente de tela ou em uma tecnologia para o projeto, a possibilidade de falar de igual para igual com o cliente, entender suas dores e dificuldades e ao mesmo tempo falar com um programador e entender as dificuldades e barreiras tecnológicas, me tornam bilíngue no mundo de um processo de fábrica de software, pois só este papel me proporciona entender dois mundo tão distintos porém tão próximos.

Estes são alguns dos fatores que fazem com que eu ame o que faço e sempre que tenho a possibilidade de influenciar alguém, influencio com maior satisfação. É isso que torna o meu mundo de Analista de Negócios um mundo singular.

Blog: Qual a sua indicação de um livro para iniciantes em TI?

Sempre posso utilizo e recomendo Pressman, tanto para iniciantes quanto para aprimorar estudos em Engenharia de Software.

Blog: Qual a sua indicação de um site de TI?

Não sou adepta a algum site em específico, gosto muito dos portais de artigos científicos como IEEE para leituras com mais conteúdos e cases de mercado e academia.

Blog: Qual evento que você indica na área de TI?

No ano passado participei do AgileBrazil, e super indico, este ano estou me programando, sem certeza ainda, do AgileTreds em São Paulo, também já tenho agendado uma palestra este mês no evento Meetup DevGirls voltado exclusivamente para mulheres, organizado pela comunidade DevParaná, este evento ocorrerá em Maringá no dia 18/03.

Blog: Quem te incentivou a escolher a área de tecnologia?

Minha família, quando meu pai comprou o primeiro computador, Pentium II, para eu e meus 2 irmãos, quando vi aquela “coisa” na minha frente pensei: quero saber tudo o que isso pode fazer.

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI?

Quanto maior o desafio maior a satisfação da vitória, lugar de mulher é na tecnologia sim!

Blog: Qual o seu contato em site ou redes sociais que podem ser divulgados na publicação para quem quiser falar com você.

Meu perfil no Linkedin https://www.linkedin.com/in/baldoluciane

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *