Olá!

Hoje no TI por Elas vou apresentar a história da Suliane Carneiro que estudou comigo no IFMT, fico muito feliz em saber que todas as mulheres da minha turma tem histórias inspiradoras para contar. Hoje ela mora em Pontes de Lacerda – MT e é professora no IFMT – Campus Pontes e Lacerda.

Blog: Qual a sua àrea de atuação?

Professora de Informática – Área de Redes de Computadores

Blog: Qual a sua forma̤̣o acad̻mica Рgradua̤̣o?
Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas para Internet.

Blog: Pós-Graduação
Redes e Computação Distribuída e em Engenharia de Sistemas Web.

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI, se passou por alguma dificuldade na área e quando começou a trabalhar na área, o que você acha sobre o mercado de trabalho para TI.
Minha história começa com o sonho de estudar na antiga “Escola Técnica Federal”, que foi por um tempo CEFET-MT e atualmente Institutos Federais. Foi quando um dia no meu trabalho de digitadora, vi a propaganda de vestibular no CEFET-MT então resolvi escolher algum curso, na verdade, sinceramente não sabia muito bem o que significava desenvolvimento de sistemas, mas, mesmo assim, por conta das minhas condições salariais e sociais, era necessário e urgente fazer algo que fosse de graça, rsrsrs. Claro que me assustei com disciplinas como programação, cálculo e entre outras coisas que nunca tinha ouvido falar, mas como o desafio era grande me sentia mais motivada a continuar, pois, era algo que eu desconhecia e precisava desbravar. Até porque no primeiro semestre não tinha computador e depois que o meu pai conseguiu comprar um, fiquei qse 1 ano e meio sem internet, realmente tudo é possível. Ia para a escola o dia todo, fazer download de Kurose, Tanembaun, Deitel, enfim… E assim foi, uma jornada árdua mas, muito gratificante. E venci! 🙂

Blog: Qual mulher na TI que serve ou serviu de inspiração para você?
Karin Breitman, a melhor representante da web semântica no Brasil e big data também, atualmente é diretora da P&D na EMC do Rio de Janeiro.

Blog: Qual foi a sua maior realização como professora?
Quando uma aluna, em especial, me enviou uma mensagem dizendo querer seguir meus passos, fazendo pós graduação e tendo experiência como professora substituta, hoje ela está estudando pra concurso de professor e almeja alcançar o mestrado.

Blog: Qual a dica para quem está decidindo qual curso de graduação na área de informática deve fazer já que temos muitas opções como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, etc?
Não fique só pesquisando nos sites, vá na faculdade ou instituição que deseja cursar, procure o professor e coordenador para trocar ideia sobre as profissões do futuro, pesquisas, concursos entre outras perspectivas dentro do mercado de trabalho.

Blog: Qual a sua indicação de um livro para iniciantes em TI?
Gosto muito da coleção Use a Cabeça! Pode ser uma boa pra você que está começando, além de ser didático é divertido!

Blog: Qual a sua indicação de site de TI?

http://mulheres.eti.br/, claro! 😀
Tem um projeto bem bacana da SBC
http://mulheresnatecnologia.org/

Blog: Evento que você indica na área de TI?
Campus Party literalmente é uma festa! Lá você poderá encontrar diversas áreas engajadas com a TI e que podem despertar interesse em alguma delas.
Também gosto muito dos eventos de Software Livre, que também abrangem diversas áreas, são eles: FISL e LatinoWare.
E temos também o WorkFron – Workshop de Tecnologia da Região Fronteira Oeste que acontece aqui no nosso campus de Pontes e Lacerda, que também abrange diversas eixos temáticos dentro da TI.

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.
“Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.”
-Augusto Cury

Blog: Qual o seu contato em site ou redes sociais para quem quiser falar com você?
Facebook
@sulinux – Twitter
@sulinux – Instagram

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *