Oi pessoal!

Hoje é o primeiro post do TI por Elas deste ano, se você conhece alguma mulher da TI que tem uma história inspiradora envie para o blog para a gente compartilhar!

A entrevistada de hoje é a Valéria Dias. Ela mora em Porto Alegre e a conheci quando fiz mestrado na PUCRS e é a primeira Analista de Testes que entrevistei para o TI por Elas.

Blog: Qual a dica de qualificação para quem quer seguir na área de testes

Sobretudo manter-se antenado em tudo que diz respeito à tecnologia. Adicionalmente, cultivar uma visão mais ampla e analítica, mantendo contado com o desenvolvimento e suas ferramentas. Um bom tester não isola seus conhecimentos, mas sim procura expandi-los. Compreender as técnicas e ferramentas empregadas no Mobile, Nuvem etc. pode ser um diferencial a médio prazo.

Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área de TI, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área, como escolheu trabalhar com testes.

Eu queria uma área onde o conhecimento fizesse parte da minha vida, uma área dinâmica e em constante evolução: Ciência da Computação. Na época, eu queria desenvolver sistemas bancários, pois supunha uma complexidade instigante. Senso analítico e metódico me direcionaram para a área de testes, mas comecei com desenvolvimento e estou retomando para o dev.

Blog: Qual foi a sua maior dificuldade quando entrou na área de testes?

Na verdade, foi bem tranquilo pois fiz uma Residência em Engenharia de Software com ênfase em testes, que me deu segurança para entrar no mercado.

Blog: Qual dica você pode dar para iniciantes na área de testes?

Cada projeto teu seu ritmo e cultura, a qual temos que nos adaptar. O tester pode ser mau visto como aquele que aponta os erros do colega. Primeira coisa é a diplomacia e o respeito: é um dever do tester se posicionar como um conciliador e promover o alinhamento das visões. Estudar sempre, aprender sempre e compartilhar sempre.

Blog: Existe alguma pessoa na área da TI que serve ou serviu de inspiração?

Eu gosto muito da Ada Byron, pois ela deixou uma legado importante. Ada fez muito numa época pouco propícia.

Blog: Qual a sua indicação de um livro para iniciantes em TI?

Os seguintes temas: Algoritmos, Lógica de Programação e Estruturas de Dados.

Blog: Quais sites na área de TI que você recomenda?

Coursera.org, lá é possível encontrar vários cursos de ótima qualidade para a área da computação. Grupos de Usuários e listas de discussão são altamente recomendadas(GUMA, GUJ etc.)

Blog: Qual evento que você indica na área de TI?

Depende do foco de cada um. Temos desde Coding Dojo até Conferências internacionais com as maiores feras.

Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.

Temos que acreditar em nós mesmas, nos preparar, investir no nosso futuro, família, carreira. Sim a gente consegue. Sejamos mais Adas.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *