Oi pessoal,

Hoje vamos conhecer um pouco sobre a Yasodara Córdova, ela é designer de UX e desenvolvedora, trabalho como project lead no W3C escritório Brasil/Nic.br ela é graduada em desenho industrial – UNB com pó-graduação em Gestão Estratégica pela FGV e tem um filho (a segunda mãe até hoje nessa tag). 🙂

Blog: Você pode contar um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área.

Costumo dizer que não escolhi TI. A TI veio a mim porque sempre fui Designer. Comecei aprendendo autocad aos 12 anos, pra ajudar meu pai, que é Engenheiro Civil e precisava de uma mão com as plantas. A partir daí eu entendi que tecnologias digitais eram o melhor espaço pra expressar idéias – ou projetos em design. A partir daí, foi só alegria. A parte de desenvolvimento começou quando entendi que o autocad era um ambiente de programação. Nos releases antigos da ferramenta isso fica bem claro, porque os comandos tem os nomes das funções. É lindo. Pra mim que era uma criança, era só um jeito diferente de escrever gráficos e figuras. Foi a paixão pelo design que me levou a querer estudar as ferramentas a fundo e a possibilidade que elas traziam pro meu trabalho. Daí pra Web foi um pulo. Acho que a Web é a plataforma digital mais impulsionadora do Design como disciplina de projeto que existe.

Blog: Existe alguma mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração.

Sério mesmo? Nenhuma. Me inspirei muito em cientistas que fizeram a diferença no mundo, como o Próprio Tesla. Lembro que a curiosidade da Marie Curie também me servia de inspiração. Mas não tinha idéia da Ada, por exemplo. Lembrando que eu sou designer, então, na época eu só queria saber de TI como ferramenta (e tenho dúvidas de que isso tenha mudado, hehe).

Na escola, na faculdade, nunca estudei a história da Computação. Na arte eletrônica há várias mulheres que fizeram coisas incríveis, também no Design (em todas as áreas que o design abrange), nem saberia citar uma ou outra porque cada uma é uma inspiração pra cada parte do meu trabalho. Hoje, se fosse citar mulheres vivas que trabalham com tecnologia e não são formadas em computação que eu admiro e me servem como inspiração eu citaria Stephanie Rieger (antropóloga, pesquisadora), a designer de experiência do dropbox e a Jen simmons, que é um monte de coisa junta.

Blog: Tem indicação de um livro para iniciantes em TI?

Se for Web eu diria que um bom começo é a documentação sobre a arquitetura da web, que está disponível no site do W3C 🙂

http://www.w3.org/standards/webarch/

Blog: Indicação de um site de TI (pode ser para iniciantes ou não):

Mais uma vez, existem inúmeros sites muito bons em TI. Vou recomendar o que eu faço hoje: tenho um feed recheadíssimo no feedly. Leio de tudo: sites de notícias, feeds de blogs de desenvolvedores e designers, feeds de revistas, pdfs guardados… O lance é você estabelecer o seu prórprio acervo pessoal e não se apegar a um site ou portal. Tem muita gente boa compartilhando conhecimento. O lance é ser curiosa e procurar!

Blog: Tem algum evento que você indica na área de TI?

A Web.br, claro! O W3C procura fazer sempre um bom apanhado de tudo que está acontecendo de mais novo no Brasil em comparação com o que acontece no mundo. Se for um evento mundial, eu diria pra acompanhar grandes pessoas no Lanyrd e comparecer às conferências por assunto, aquelas que são focadas na sua área em TI. Se o seu negócio é infra, procure as pessoas que você quer ver falar em infra. Se você é designer, ache eventos em design que trazem grandes pessoas… E por aí vai. Tem muita informação no mundo e o segredo é saber selecionar!

Blog: Uma mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.

Sejam curiosas! Sejam destemidas! Não tenham medo de perguntar, fuçar, baixar repositórios, ler blogs, discutir no twitter com quem quer que seja! Lembre-se: pra ser boa você não precisa ser a melhor: basta fazer o seu trabalho com carinho e paixão. O resto vem como consequência!

(ah, e ensinem outras moças depois que aprenderem, nada de ficar condenando a saia curta da colega de trabalho, einh 😉

Blog: Voê pode passar o seu contato em site ou redes sociais que podem ser divulgados na publicação.

Twitter: @yaso

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *