Olá!

Estou muito feliz em organizar o Workshop de raspagem de dados com Python em Curitiba juntamente com o Professor Fernando Masanori. O nosso objetivo é aproximar especialmente as mulheres que não atuam na área de TI para aprender, tirar dúvidas e colocar a mão na massa com a linguagem de programação Python!

O workshop será gratuito, espero que você se inscreva e chame mais pessoas para participarem! Após fechar o período de solicitação de inscrição vamos selecionar as 70 pessoas que irão participar. Será enviado um e-mail para confirmar que você foi aprovada.

Informações Gerais

  • Data do workshop: 09 de dezembro de 2017 (sábado).
  • Horário: 9:00h às 17:00h.
  • Local: Universidade Positivo – unidade Praça Osório. Endereço: Praça Galeria Osório, 125 – Centro, Curitiba – PR.
  • O workshop é totalmente gratuito.
  • A participante deverá levar notebook, com a configuração que será enviada também por e-mail.

Quantidade de vagas e seleção:

ATENÇÃO: Se houver mais solicitações de inscrição do que as 70 vagas disponíveis, faremos uma seleção das participantes. Por isso o preenchimento deste formulário ainda não garante a sua vaga.

Caso seja necessário realizar a seleção, daremos preferência para mulheres e de áreas não relacionadas a TI como jornalismo, economia, direito, ciências sociais, etc.

A vaga será confirmada por e-mail posteriormente. A participante deverá levar notebook, com a configuração que será enviada também por e-mail.

Programação:

A programação do workshop será a seguinte:

Período da manhã:

  • Introdução à programação com Python.

Período da tarde:

  • Responderemos a várias perguntas como: Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo? Quantas escolas públicas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto? Como é a evolução do PIB do Brasil, comparado ao do Chile e Uruguai? Quais são as postagens no Twitter em uma determinada região? Como extrair um texto de um pdf? Como é a evolução das menções da palavra “corrupção” no acervo da Folha?
  • Problemas interessantes e mais demorados: Análise das emendas propostas pelos deputados estaduais durante uma legislatura. Listar os funcionários da UFPR com ganho salarial acima do teto. Evolução da violência contra a mulher. Mapeamento dos refugiados venezuelanos no Amazonas e Roraima. Será que o Uber tem um serviço melhor nas regiões mais ricas de sua cidade?

Alguns exemplos que usam dados públicos: os discursos da Dilma, Brasil317, Instituto Constituição Aberta, Operação Serenata de Amor.

Sobre o Instrutor Fernando Masanori

Fernando Masanori é professor da FATEC São José dos Campos, adora dar aulas, graduado em Computação pelo IME-USP, mestrado pelo ITA. Já desenvolveu projetos para Credicard Mastercard e Itaú BankBoston.

Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. É o criador do Python para Zumbis Ministrou cursos de Raspagem de Dados para jornalistas na Editora Abril, Folha de SP e LabJor Unicamp. E para o público geral em Maceió (OxE Hacker Clube), Salvador (Raul Hacker Clube), São Paulo (Coletividad), Manaus (Coletivo Difusão), USP São Carlos, Federal de São Carlos, UDESC Joinville.

Os contatos dele você encontra em https://about.me/fmasanori

Inscrições encerradas!

Se você for divulgar esse workshop, por favor, use o link: http://python.mulheres.eti.br

Confira abaixo o vídeo com o resumo do que foi o workshop em São Paulo!

Organização:

Blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades

Apoio institucional

Universidade Positivo Curitiba Livre

Apoio na divulgação

Emilias GBG

Apoio com brindes

Editora Novatec O Famoso Brigadeiro
Alfaloucos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *